Patrulha Corvo

Patrulha Cavalo

Patrulha Carneiro

     

Earine

(guia)

Catarina Pais

(guia)

Nuno

(guia)

Lara

(secretária)

  

Beatriz

(tesoureira)

 

Cristiana

(secretária)

(animador)

Bruna

(tesoureira)

  

Marta

(secretária)

(intendente)

Matilde

(tesoureira)

   

Maria Inês

(intendente)

Rodrigo

(guarda material)

Pedro

(guarda material)

Vasco

(guarda material)

Miguel

(animador)

Rita

(socorrista)

João Pedro

(animador)

 

Anaísa

(socorrista)

 

Mariana

(sub-guia)

(intendente)

Inês Alves

(sub-guia)

(socorrista)

 

Catarina Rios

(sub-guia)

 

 

 

 

Quem são os Exploradores?

Os Exploradores são jovens com idade entre os 10/14 anos que querem descobrir o mundo e a vida. Idade da aventura, dos projectos dos heróis invencíveis, idade onde os jovens sentem necessidade de encontrar amigos, de se reunir com eles, de jogar em grupo, de sentir emoções fortes e de sonhar com grandes aventuras.

Privilegiando o trabalho em sistema de patrulhas, fazendo funcionar os cargos e o sistema de conselhos (de Expedição de Guias e de Honra), não esquecendo a importância da dinâmica e do espírito de grupo e toda a mística da secção. É através do Sistema de Patrulhas que rapazes e raparigas se organizam à sua maneira, repartem responsabilidades e tarefas e vivem uma vida de grupo adequada ao seu mundo de símbolos, aventuras e relacionamentos pessoais.

O desenvolvimento individual dos jovens consubstancia-se na sua evolução e no sistema de progresso, no qual as etapas de progresso são definidas de acordo com as diferentes idades e situações do jovem na vida da unidade. “Lei e Promessa” são um compromisso pessoal.

 

 

Organização da IIª Secção

 

  • os elementos são denomidados Exploradoress ;
  • os Exploradores estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
  • denomina-se Expedição à Unidade formada pelas Patrulhas de Exploradores;
  • cada Expedição tem de duas a cinco Patrulhas;
  • cada Patrulha designa-se pelo nome de um animal, o Totem , cuja silhueta figura na bandeirola da Patrulha e cujas cores do distintivo distinguem os seus membros;
  • o patrono da II Secção é S. Tiago Maior;
  • a cor representativa desta secção é o Verde.

 

O patrono da II Secção, a nível nacional, é São Tiago Maior.

 

No entanto, além do patrono da Secção cada grupo explorador pode escolher o seu próprio modelo de vida.

 

 

Imaginário e Mística da II Secção.

 

A descoberta da Terra Prometida: o Ex­plorador reconhece Deus na sua vida e aceita a Aliança que este lhe pro­põe, pondo-se a caminho tal como o Povo do Antigo Testamento.

Depois da descoberta do Criador atra­vés da obra criada – muito em especial da Humanidade, criada à imagem e se­melhança de Deus –, segue-se o acolhi­mento da relação de Deus com os Ho­mens. Esta relação tem em Deus a sua origem, e materializa-se no firmamento de uma aliança. A Aliança que Deus pro­põe aos homens é, num certo sentido, desigual, na medida em que, não obs­tante a eventual infidelidade do Homem, Deus não deixa de ser fiel à sua Aliança. Deus oferece à Humanidade a possibi­lidade de viver em paz e felicidade, com uma descendência incontável, na Terra Prometida. Essa é a grande promessa do Antigo Testamento.

Há um caminho a percorrer. Esse caminho tem obstácu­los, pode ser mesmo muito difícil, pode parecer intransponível mas, com a ajuda de Deus, é possível chegar à Terra onde «mana leite e mel» (Ex 3,8).

A Terra Prometida é uma imagem da vida em abundância prometida por Cris­to (Jo 10,10). O Explorador têm – como não podia deixar de ser – Cristo Jesus como Modelo supremo e como Meta a alcançar.

Para um Explorador, a Terra Prometida personifica a realização de tudo aquilo que o faz feliz. À medida que for crescendo, irá perceber que tudo de­pende da relação pessoal com Cristo, o Salvador de todo o género humano.

O Explorador reconhece Deus na sua vida e aceita a Aliança que este lhe propõe, pondo-se a caminho tal como o Povo do Antigo Testamento. Deus oferece a garantia da Sua protecção paternal e aponta-lhe o caminho da Terra Prometida. No caminho, está Jesus Cristo, a figura com que o Explorador mais se identifica. Dada a sua tendência para preferir os heróis que se batem por causas nobres, Jesus, além de muitas outras coisas, é um excelente exemplo a seguir. Pode ser, sobretudo, fonte de inspiração: o Explorador quer ser como Cristo e descobrir a Terra Prometida que Ele vem no mundo inaugurar. Jesus é, assim, aquele que indica a ‘Terra Prometida’, o exemplo máximo que o Explorador pode aspirar a seguir.

Queres ir ao ACANAC 2017? Ainda não sabes como? Espreita aqui e fica a saber mais!

ACANAC 2017

Estamos prontos para te acolher. Não faltes! És importante para o Agrupamento 1000.

Junta-te ao 1000

Baden-Powell - Ele foi o fundador do Escutismo. Queres saber a sua história?

Baden-Powell

JSN Metro template designed by JoomlaShine.com